Os cartões indexáveis, não são uma agenda, então eles não são nenhum pouco bons para gerenciar eventos ou tarefas. Então porque usar eles? Porque quando se trata de gerenciar ideias, a situação muda de figura, e de patinho feio das organizações, ele se torna o cisne das ideias.
A magia dos cartões indexáveis
Quando se trata de cartões indexáveis e essencial o uso de algum método, já que eles são de longe o método com mais facilidade para se desorganizar. Por esse motivo vamos antes de falar dos usos e da magia quando se trata de gerenciar ideias. Um dos métodos mais conhecidos e o zettelkasten, que se consiste em linkar cartões uns nos outros. E não me entenda errado o método e muito bom. A questão e que geralmente essa e a única forma disseminada sobre como usar cartões indexáveis, quando na verdade existem uma quantidade grande de métodos pouco conhecidos usados por pessoas que realmente usaram seu potencial ao máximo.
Um bom exemplo e o Michael Crichton, que e o autor de Jurassic Park, o original. Ele inventou Jurassic Park! Isso enquanto cursava medicina em Harvard. E essa e a magia dos cartões indexáveis! Tem pouco tempo? Tem muitos projetos em andamento? Sei lá tem que fazer um TCC, enquanto não tem tempo nem para respirar? Esse e o método!
Como usar?
Vou separar em duas formas de usar, sendo uma analógica e outra digital. A digital e o Obsidian e apesar de reconhecer ela, ainda tenho uma preferencia absurda pela analógica, com papeis e canetas, eu não sei direito porque, mas parece que escrever as coisas no papel e bom pro coração, ou algo assim. Apesar disso vou tentar escrever as duas forma.
H4-Obsidian (gpt)
O Obsidian é um aplicativo de anotações que funciona como um repositório de textos em arquivos Markdown interligados entre si, ideal para implementar o método Zettelkasten. No Zettelkasten, você cria notas atômicas — cada uma contendo uma única ideia — e depois conecta essas notas por meio de links internos, formando uma rede de conhecimento inter-relacionado. No Obsidian, isso se traduz em criar arquivos simples com suas ideias, usar a função de links ([[nome da nota]]
) para associar conceitos relacionados e explorar visualmente essas conexões pelo gráfico interativo do programa. Assim, você constrói um sistema pessoal de conhecimento vivo, no qual informações se combinam organicamente, facilitando insights e a produção de novos conteúdos.
H4-Analogio
Agora que o chat gpt já fez a explicação sobre o Obsidian vamos a parte que importa, que e usar isso com papeis de verdade.
Você pode usar o método zettelkasten, ou o método Crichton, mas o inicio dos dois e praticamente a mesma coisa. Primeiro você vai arrumar alguns cartões indexáveis, por motivos obvieis, caso não tenha um. Pegue uma folha e corte ela em pedações até que fique de um tamanho suficientemente bom para anotar alguma coisa. Eu uso folhas a4, as de impressoras que compramos umas 500 por 30 reais, mas você pode usar a de caderno. Acho que elas são um pouco menores e por isso a dimensão do cartão pode ser mudada, mas os meus cartões tem em media uns 10 x 7 centímetros, e eu guardo todos eles dentro da minha carteira, presos com clip de papel.
IMAGEM DA MINHA CARTEIRA
A carteira já resolveu o problema de levar comigo para onde eu for, porque sim, esse método exige que leve cartões para qualquer lugar. Talvez a sua melhor ideia seja quando você tá em uma reunião chata com pessoas que você não gosta, ou tomando bronca do seu chefe. E anotar faz parecer que você se importa, tanto com o seu chefe, quanto com a reunião.
Mas você pode só levar essas coisas no bolso seja ele qual for. O importante e que ande com elas, e ande também com algo para escrever. De novo, por motivos obvieis.
Cartões indexáveis em mãos
Agora, que o seu cartão está na sua mão, pronto para capturar a sua ideia, precisamos trabalhar o potencial disto.
H4-A caixa
Arrume uma caixa! Sim antes de começarmos esqueci de um ponto muito importante dos cartões indexáveis. Na verdade, só me lembrei porque peguei a caixa para organizar as notas. Não vou me prolongar aqui, e bem simples na verdade. E só arrumar algum lugar para despejar os cartões. Eu uso a outra parte da minha carteira.
IMAGEM DA MINHA CARTEIRA COM OS CARTÕES
E como a espaço a mais reduzido que uma caixa padrão então eu preciso revisar sempre ao final do dia. Mas para caixas de tamanhos diferentes, as revisões podem ser em períodos diferentes. E que fique claro, que quando me refiro a uma caixa, não precisa ser uma caixa. Eu uso uma carteira! e obvio que não precisa que seja uma caixa no literal da palavra! Use o outro bolso da calça. Durante o dia você vai ter alguns cartões em mãos e vai precisar guardar eles. Se você tiver poucos cartões (não e o meu caso) pode só passar o cartão para trás e escrever em um novo.
H4-A caixa Grande
Você pode só pular a etapa da caixa, se tiver uma caixa grande. Sim, este método não se chama caixa de notas (Zettelkasten) atoa. E o que é a caixa grande? A caixa grande é a caixa definitiva. E aqui eu preciso admitir que apesar de me proclamar um usuário do analógico, eu me rendi as grades corporações capitalistas e em vez de guardar as notas em, bem… caixas.
Eu uso o Notion para isso. E você deve neste momento estar se perguntando, ué mas o Obsidian não era o software do Zettelkasten? E a resposta é sim. Mas eu uso o Notion. Porque? A resposta mais simples e porque eu não sei usar o Obsidian. e serio e só isso. Você pode usar o que você quiser, eu uso o Notion.
Agora, que entendemos que você pode usar o Notion, ou o Obsidian que por teimosia eu não uso, mesmo que ele claramente tenha sido feito para isso, e caso você ative o modo hardcore na vida analógica, uma caixa e em casos mais raros ainda um organizador de pastas.
IMAGEM DE UM ORGANIZADOR DE PAGINAS
Vamos entender o que é preferível usar em cada situação, e com situação me refiro o seu uso para isso.
H4- Para estudar
Para estudar, eu vou ser breve que como você deve ter percebido, não e o intuito deste post, mas basicamente você pode ou Usar o ANKI [link do anki] ou usar os cartões aqui mesmo
Você vai escrever de um lado do papel a pergunta e do outro lado do papel a resposta. Vai tentar responder a pergunta, e depois vai ver a resposta. Enquanto eu estudava sobre como usar cartões indexáveis para estudar, as pessoas tratavam este método como um santo graal dos estudos, e tipo fazer exercícios durante o seu dia, como o meu método de estudos se baseia quase que completamente em exercícios, vou confessar, que nunca usei esses cartões com essa função.
H4-Para ter Ideias
Imagine que você tem alguma função que precisa de criatividade, e na hora de sentar e escrever você tem dificuldades em ter ideias. Bem… seus problemas estão resolvidos! Com cartões indexáveis, você pode com muita facilidade, só anotar a sua ideia e guardar ela para quando precisar. Tá parece idiota e meio obvio, e sim e isso mesmo então vamos para o exemplo.
H3-Para copy
Você e um copywriter? Otimo! Mas diga o porque você não anota as suas ideias? Tem noção na quantidade de anuncios que voê perdeu? -Há mas eu não tenho ideias durante o dia. Aqui vem a magica! Se você andar por ai com cartões indexaveis, seu cerebro vai precisar forçar um pouco para ter ideias, até ele guardar a segunda ou terceira dele. Neste momento você vai se tornar uma maquina de ideias. Talvez nem todas sejam boas, mas quando você se sentar e separa as melhores para escrever, o seu cerebro também vai estar sendo treinado a ter melhores ideias.
H3-Escrever livros
No começo deste artigo eu disse que existem dois metodos de organização usando cartões indexaveis, Sendo o Zettelkasten e o Crichton, e neste caso vamos só copiar o metodo Crichton.
Com os cartões, você vai escrever durante o dia todas as coisas que gostaria que tivesse na sua historia, ou coisas que gostaria que acontecesse, se tiver fazendo mais de uma historia, então use diferentes caixas para diferentes historias.
Assim que você chegar na sua casa, você vai jogar os cartões dentro desta caixa, e depois que a caixa estiver cheia, vai retirar os cartões e jogar eles na mesa. O próximo passo e organizar a ordem das coisas. Em que momento cada coisa ocorre.
Quando estiver organizado, você vai ver que vão ter partes faltando e coisas no final que precisam ser introduzidas no começo. Deixe organizado por mais alguns dias, e novamente e veja como está a historia. Se ela o agradar e só sentar e escrever.
H3-Escrever artigos
Esse sou eu! Durante o dia, me surgem ideias de artigos, eu escrevo apenas o titulo em um cartão, aquele cartão está separado para aquela função. Ele e só daquele artigo. Eu deixo na minha carteira, e vou pensando coisas que gostaria de falar no meu artigo e anoto dentro daquele cartão em que está o titulo do artigo a ser escrito.
H4-Gerenciar vários projetos
Eu poderia te encher de métodos diferentes de como gerir vários projetos usando cartão indexáveis, seja ele, cor de cartão, marcação com símbolos, números, linkagens e toda a vastidão de forma de conectar ideias umas nas outras inventada durante a evolução humana como sociedade. Não me entenda errado todas essas formas tem seu valor, mas não sei se me importo o suficiente para te dizer como você deve usar os seus carões. O motivo e que apesar de eu uso este método (cartões indexáveis) para gerenciar os meus múltiplos projetos. Não sei se uso alguns destes métodos de gerenciar os meus cartões.
Apesar disso eu vou explicar de forma ridiculamente breve como e cada método, mas isso não importa, a forma como você vai usar os seus cartões indexáveis
H3-cor de cartão
Esse e um dos que mais vi quando se trata de usar cartões indexáveis para estudar. Basicamente você pode colorir só um pedaço do cartão para alguma coisa. Exemplo, colorir com um marca texto azul a borda de alguns cartões, e estes são para estudar. Uns cartões de amarelo e esses são do meu projeto pessoal, ou de alguma outra matéria que eu preciso estudar.
Aqui tem um problema neste método, ou uma diferenciação, que e a quantidade de cartões. Se você anda com alguns cartões no bolso, pode ser difícil ter cartões difenrentes em direntes bolsos. Mas se você e um estudante, então tem uma mochila e os seus problemas acabaram!
H3-marcação com símbolos
Esse daqui veio emprestado do Bullet Journal. Mas se resume em usar pontos dentro dos cartões para saber o que e uma frase, ideia, atividade ou etc. E vocÊ já deve ter percebido que a quantidade de cartões já não e o problema aqui. Pois você pode por símbolos diferentes no mesmo cartão, aproveitando melhor a quantidade de cartões disponíveis.
Mas ele tem um contra ponto também. dependendo de como você usa esses pontos e do tempo que você leva para fazer uso desses cartões, as informações contidas podem se misturar e ficar confusas. Eu uso esse também. E se está se perguntando como eu faço, para usar vários métodos ao mesmo tempo, fica ai que eu explico,
H3-linkagens (Zettelkasten)
A ideia é simples. Ao invés de deixar seus cartões soltos, você começa a criar conexões entre eles. Um cartão leva a outro, que leva a outro, e quando você vê, tem uma teia de ideias interligadas.
Eu estava pronto para dizer que nunca usei, e enquanto escrevia esse paragrafo, eu tive que sair e no calor do momento, continuei discorrendo sobre um assunto nos cartões e conectando eles uns aos outros. Eu usei números e setas, mas pesquisei e descobri que as pessoas usam o titulo do cartão.
Funciona assim, você anota uma ideia em um cartão, e se ela se conecta com outra já existente, você anota no cantinho do cartão o número ou título do cartão relacionado. Pronto, criou um link.
Claro que dá mais trabalho, por exemplo eu fiz em cima de um balcão, porque exige uma atenção constante nas conexões. Mas se sua intenção é desenvolver ideias, escrever ou criar algo mais complexo me surpreendi com a eficiência
H4-Meu método underground
O que é o método underground? Tudo ao mesmo tempo é nada ao mesmo tempo! Como assim? Simples, sabe tudo o que aprendeu sobre como usar um cartão indexável, como formatar ou organizar ele? Esqueça tudo! E só anotar no cartão do jeito que der e vier, da maneira que precisar, na hora que precisar. Que por acaso é o meu método.
Ainda não entendeu? E porque e mais simples do que parece. Sabe o cartão indexável? então use ele do jeito que quiser e desobedeça as regras quando quiser ou sei lá segue regras em alguns cartões e em outros não. Use o coração
Conclusão, porque eu tenho que completar numero de palavras
E é isso. Cartões indexáveis não são só pedaços de papel. Eles são quase um estilo de vida (tá, talvez exagerei um pouco). Mas a real é que, se você der uma chance, vai perceber que tem ali um jeito simples e poderoso de capturar, guardar e amadurecer ideias. Não importa se vai usar método, cor, símbolo, linkagem ou se vai só jogar tudo na carteira e ver o que sai depois. O importante é ter um jeito de não deixar suas ideias escaparem. Porque a ideia que você teve hoje e esqueceu, podia ser o começo de algo incrível amanhã.